Apenas quatro anos após a inauguração do novo Aeroporto Internacional Kutaisi ‘King David the Builder’ na Geórgia, o terminal tem operado um significativo aumento no número de usuários (de 12.915 passageiros por ano em 2012 para mais de 300.000 em 2016), sugerindo a necessidade de uma nova expansão que poderia atender cerca de 1.000.000 de passageiros até 2020.
Para alcançar esses objetivos, o aeroporto retomou contato com os arquitetos responsáveis pelo projeto original, o UNStudio (com o escritório local Artstudio Project), para desenvolver um conceito único de aeroporto com áreas de espera em terraços abertos e um jardim panorâmico na cobertura.
A expansão do terminal seguirá a linguagem linear do projeto existente, ao mesmo tempo que introduz um novo elemento topológico que faz referência às linhas das montanhas do Cáucaso que podem ser vistas no horizonte.
Para preservar a conexão visual e a funcionalidade da circulação em todo o terminal, os consultores do projeto, IATA, sugeriram a implantação de programas pontuais organizados em cinco "ilhas funcionais": o hall de acesso, a área de segurança, a sala central de passageiros, os escritórios do aeroporto e a área de desembarque.
"Favorecendo a transparência e a abertura das áreas de check-in e desembarque, tornou-se possível oferecer uma experiência de viagem mais agradável e confortável", explica UNStudio. "Pensar a arquitetura a partir da escala humana e dos seus fluxos, resulta em uma linguagem espacial e materialidade que constituem a base conceitual que proporciona conforto a todos os visitantes".
Compondo com a leve cobertura existente, a nova praça elevada funcionará como uma grande área verde de convívio e sala de espera, onde os passageiros podem se preparar para o embarque ou despedir-se de seus familiares e amigos. A praça se estenderá até a cobertura, permitindo que os visitantes desfrutem de uma vista privilegiada das atividades do aeroporto.
"A praça elevada flui até o nível da cobertura e, dividindo o terminal ao meio, cria mais um referência de orientação no interior do aeroporto", descrevem os arquitetos.
"A partir disso, o uso do espaço ao ar livre é favorecido, onde a família e os amigos podem facilmente observar a chegada dos seus entes queridos, ou também onde os passageiros podem aproveitar seu tempo extra antes de uma longa viagem".
A execução do projeto será realizada em várias fases, permitindo ao aeroporto operar continuamente durante todo período de obras. Ao permitir um enorme aumento da capacidade de operação do projeto, todo o edifício existente será transformado em um grande hall de entrada, enquanto que a área de desembarque e os serviços de manipulação de bagagem subterrânea serão deslocados para a nova expansão do aeroporto.
Para facilitar ainda mais as conexões entre o aeroporto e as principais áreas da cidade e do país, o aeroporto contará com um novo acesso a uma linha ferroviária que liga a capital Tbilisi a costa do Mar Negro.
"Os visitantes são carinhosamente convidados a entrar neste país fascinante e hospitaleiro", acrescentou UNStudio. "Os aeroportos da Geórgia querem garantir que seus usuários sejam atendidos da maneira mais eficiente - mas também com um toque local".
Arquitetos
Localização
David the Builder Kutaisi International Airport, GeórgiaEquipe UNStudio
Ben van Berkel with Frans van Vuure, Roman Kristesiashvili and Alexander Kalachev, Melinda Matuz, Christoph Zechmeister, Pietro Scarpa, Derrick Diporedjo and Sabrina LiArquitetos Locais
Artstudio Project Ltd, TbilisiCliente
United Airports of Geórgia LLCConsultoria
IATA, Montreal, CanadáSuperfície construída
4,500 m2 + 13,000 m2Volume construído
115,200 m3Terreno
16,000m2Área
17500.0 m2Fotografias
VA-render, Nakani Mamasakhlisi, Courtesy of UNStudio
Kutaisi 'King David the Builder' International Airport / UNStudio
Architects Ben van Berkel, Caroline Bos, Gerard Loozekoot with Frans van Vuure and Filippo Lodi, Roman Kristesiashvili, Tina Kortmann, Wendy van der Knijff, Kristoph Nowak, Machiel Wafelbakker, Gustav Fagerström, Thomas Harms, Deepak Jawahar, Nils Saprovskis, Patrik Noome Project Year Photographs + 16 Text description provided by the architects.